sábado, 5 de outubro de 2013

Mais Um Ano de Trabalho...

       Iniciámos o ano letivo anterior com muitos problemas por resolver. Os principais problemas eram estruturais, problemas e vícios que o nosso Sistema Educativo não ajudou a resolver com o passar dos anos. Existem princípios básicos e valores que os nossos avós nos ensinaram que são pilares de qualquer processo educativo. O Sistema parece promover o apagão desses pilares, onde todos tendem a olhar a copa da árvore que adoece, não conseguindo ver todo um Mundo subterrâneo de raízes que sustentam e levam a água e sais minerais às folhas para realizar fotossíntese!!! Um espírito de grupo débil... dificuldades enormes de aprendizagem, que se traduziram em 85% dos alunos com nível D e E (negativo) na prova de aferição de Matemática e 80% a Português... problemas disciplinares... alunos, pais e professores tentavam arranjar culpados entre si... os inspetores formatados pelo Sistema, olharam apenas para a copa, sugerindo alterações apenas para um dos ramos da árvore: A Escola e os Professores, como se esse ramo sustentasse toda a árvore!
        A Árvore somos todos nós!!! Alunos... Pais... Professores... Os nutrientes que cada uma destas ramadas produzir, regressará novamente à seiva da planta para a alimentar na sua plenitude. A planta precisa de todas as suas ramadas, após a primavera. As raízes, os fundamentos, os pilares ... são os princípios e os valores, património herdado dos nossos antepassados. Não se pode falar em sucesso educativo ou de uma árvore bela e viçosa sem os valores e os princípios do trabalho, da dedicação, do respeito, da disciplina... e de tantas outras raízes!!! De nada servem as raízes, se os ramos não tiverem consciência que fazem parte da mesma árvore e são interdependentes. Se cada ramada trabalhar, se dedicar, se respeitar apenas a si, não permitindo que os nutrientes que produz fluam por toda a árvore... a planta não sobreviverá! Os Pais/Família são um ramo fundamental. Produzem Amor, Educação (Saber Estar... Saber Ser), Disciplina, nutrientes essenciais para o crescimento da ramada das crianças/jovens/alunos. O/A Escola/Professor, cria/produz ferramentas essenciais para que cada aluno possa produzir saber académico e possa aprender! Com os nutrientes do ramo Família e do ramo Escola, o ramo Criança cresce e produz Cidadania... Esta produção nutre os anteriores ramos, como recompensa de uma missão cooperativa. Por esta altura... a árvore dá sentido às suas flores com a produção de lindos e suculentos frutos!
        Com esta imagem de árvore se iniciou o projeto turma no ano letivo anterior. Teríamos de procurar as raízes. Teríamos de aprender a ver a beleza de cada um dos ramos da nossa árvores e aceitar as diferenças...  sempre guiados pelas raízes. A nossa vida não é apenas a Escola... a nossa vida é um universo de coisas. Um professor nunca conhecerá um aluno, se apenas ensinar o "Bê-A-Bá"... Um pai nunca conhecerá um professor pela reunião de início de ano ou pelos recados que vêm na caderneta... Um aluno nunca conhecerá o seu professor, pela correção que fez do teste... Uma criança jamais conhecerá um pai, pelo dia de trabalho que teve... Para além das reuniões para falar de Escola, com todos os ramos da árvore, promovemos encontros fora da Escola... Todos juntos... BTT, Geocaching, Piqueniques, Grelhados, Caça ao Tesouro... alunos, pais e professores criaram momentos únicos para celebrar a colheita de alguns frutos. Começámos a apreciar as coisas boas que se escondem em cada ramo. Começámos a conhecer qual a função de cada parte, bem como qual o nutriente a produzir... começámos a ter consciência da interdependência entre ramos!
        Chegámos ao 6º Ano, ano terminal de Ciclo. Será um ano de muito trabalho para todos!!! Realizaremos exames nacionais... Estamos conscientes das dificuldades que teremos de enfrentar... Já tivemos um ano para cuidar das nossas raízes e cuidar da nossa árvore!!! Academicamente, temos ainda parte do deserto por percorrer: dificuldades na escrita, na leitura, na interpretação de textos, na matemática... Estas ferramentas são essenciais para a produção do Saber! Por outro lado, não podemos esquecer de criar condições para que o aluno produza o outro nutriente essencial: Cidadania! Um grande projeto, iniciado no ano letivo anterior, estrutura o trabalho da turma ao nível da interdisciplinaridade: "Estudando e Construindo Um Monumento de Marinhais: Capela de São Miguel Arcanjo"! No ano anterior, visitámos a capela, estudámos a capela, tirámos medidas, estudámos as escalas, desenhamos e planta à escala e finalmente construímos 9 maquetes à escala de 1:50, culminando na exposição final de ano. Este ano construiremos a capela no pátio da escola, em tijolo e cimento, à escala de 1:5. Para a angariação de fundos para este e outros projetos, uma série de sub-projetos estão a ser preparados, com a colaboração incansável dos encarregados de educação. Iniciaremos com o "Bazar do 6ºC" um espaço de divulgação, de sorteio e de venda de produtos à comunidade. Outro exemplo é o projeto "OLX do 6º C", com a venda de usados para os quais poderão ser dada uma nova vida (alguns desses objetos estarão em exposição no Bazar outro no perfil da turma no OLX - http://www.olx.pt/userlistings/10292155 )!
       Com a criação deste blog, pretende-se dar a conhecer à Comunidade Educativa e ao Mundo, todo o nosso ano de trabalho! Acreditamos na Nossa Árvore! Queremos partilhar um dos seus bocadinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário