terça-feira, 15 de outubro de 2013

Quantos Tijolos de Cimento Necessitamos Para a Construção da Capela?

        Quantos tijolos precisamos para a construção da Capela de São Miguel Arcanjo (à escala de 1/5)? Foi o desafio colocado à turma na aula de Matemática de hoje...
       Numa primeira fase, procuramos saber quais as dimensões de cada tijolo de cimento: comprimento de 50 cm e altura de 20 cm (a largura ainda está em estudo). Rapidamente chegamos à conclusão que para construir 1 m2 de parede, necessitamos de 10 tijolos de cimento.
      A partir daí analisamos as fotos tiradas no ano letivo anterior e as dimensões utilizadas para construir as maquetes de 1/50. Para converter às medidas de 1/5 foi muito fácil, pois descobrimos que basta multiplicar por 10 (a nossa construção de tijolo e cimento será 10x maior que as maquetes que construímos no ano letivo anterior e 5x menor que a Capela Original).
     Começamos por identificar os 4 blocos que constituem a capela: a Torre; o Bloco Principal; o Bloco Central; e o Bloco Traseiro. Desenhamos em perspetiva o esboço de cada um desses blocos. Foi-nos atribuído, a cada um de nós, um bloco para calcularmos o número de tijolos de cimento necessários para a sua construção. De seguida desenhamos as 4 vistas de cada bloco da capela. Calculamos a área de cada parede. Somamos as áreas das paredes de cada bloco. Sabendo que para construir 1m2 de parede são necessários 10 tijolos de cimento, multiplicamos por 10 a área total das paredes de cada bloco da capela... Na próxima aula cada aluno revelará o número total de tijolos de cimentos necessários para a construção da parte da capela que estudou... Alguém consegue fazer uma estimativa do número de tijolos de cimento que necessitaremos para a construção da Capela de São Miguel Arcanjo (Marinhais) à escala de 1/5 (sem retirar as janelas, portas ou aberturas)? Façam as vossas apostas nos "Comentários" a este Post! 5ª Feira divulgaremos o resultado! QUEM fará a estimativa mais próxima do número real???

























Sem comentários:

Enviar um comentário