segunda-feira, 10 de março de 2014

"Servir Portugal no Mar"

        Hoje, na aula de Educação para a Cidadania, tivemos a visita do 1º Sargento/Artilheiro da Marinha, Sr. Rui Oliveira. Foi mais um momento muito importante, integrado no projeto "Os Pais vêm à sala de aula", neste caso o Pai da nossa colega Inês Oliveira.
        Aprendemos imensas coisas sobre a profissão do Sr. Rui Oliveira e de como a Marinha serve e defende o nosso País. Começámos por aprender quais as principais funções da Marinha, quais as condições gerais e específicas para um dia podermos integrar a Marinha e os diferentes cargos exercidos nesta instituição. Uma coisa é certa, nesta, como em qualquer outra profissão, há uma seleção e... quem mais estudos e melhor notas tiver, mais hipóteses tem de lá chegar. Por isso, devemos dar sempre o máximo nos estudos!
        Aprendemos que um dos principais objetos utilizados na arte de marear são os cabos... Sim, cabos, porque o termo "cordas" que utilizamos é incorreto e não é utilizado na Marinha e na arte de marear. Segundo o 1º Sargento Rui Oliveira, na Marinha apenas existem três tipos de cordas: "A corda do sino, a corda do relógio, e acorda para iniciares o dia"! Foi-nos distribuído a cada um de nós um pedaço de cabo, conhecido por "filhaça", com duas pontas que se designam "chicotes". Com essa "filhaça" tivemos a aprender a fazer vários tipos de nós, nomeadamente o "nó de azelha"(um dos mais fáceis de fazer); o "nó direito" e o "nó de bombeiro". Para podermos praticar e treinar a fazer os principais nós e voltas da arte de marear, o 1º Sargento Oliveira, deu a cada um de nós um livro intitulado "Vamos Fazer Nós". Ofereceu-nos ainda, a cada um de nós, uma "bola anti-stress" (poderá ser útil antes dos testes e dos exames nacionais) e dois livros de banda desenhada: "A Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul" e "A Guerra em África - a Nossa História do Índico ao Niassa".
      Agradecemos a visita do 1º Sargento Oliveira à nossa turma, tudo o que nos ensinou e todas as ofertas que nos ofereceu. Obrigado!



























A MARINHA









1 comentário: